quarta-feira, 27 de março de 2013

O melhor amigo do futebol





O melhor acompanhante da bola? Claramente uma jola fresquinha. Com este vídeo ficamos a saber como é produzida a cerveja. 

O mais interessante é que antigamente as pessoas bebiam água e ficavam doentes. Depois descobriram que a cerveja não fazia mal! Imagino as narsas que se deviam apanhar nesses tempos..

domingo, 24 de março de 2013

"O futebol é o ópio do povo"

Demorei mais tempo que o normal a escrever este post. Não por estar demasiadamente ocupada, como tem vindo a ser ultimamente, mas sim por querer reflectir no que aconteceu ontem.

Ontem a maioria dos sócios sportinguistas depositaram confiança no "sportinguista da curva". Não o dos camarotes, dos bancos, das gravatas. Mas sim o sportinguista que dormiu no chão pelo Sporting, viajou pelo Sporting, lutou pelo Sporting. Durante dois anos aguardou o seu momento. Durante dois anos adormeceu o leão que levava dentro à espera do momento certo para atacar. Depois de umas eleições onde ganhou no numero de sportinguistas, mas perdeu no numero de votos, não havia muito mais a fazer. Até que Godinho Lopes começou a demonstrar toda a sua incompetencia, e aí os olhos começaram a abrir.

Desde antes do inicio da época que eu dizia que este senhor deveria ser afastado, e muita gente me disse que era uma loucura ter eleições agora. Então foram esperando, e dizendo para esperar, até uma altura melhor... até que se tornou insustentável.

São poucos os jogadores de futebol do Sporting cujo passe é realmente do Sporting. São 2 ou 3 os que sabem o que este clube é realmente, não o que diz o manual que o Godinho lhes ofereceu no natal. Nenhum deles é sócio, a não ser surpreendentemente, o Adrien. Época perdida a Novembro. Exibições de envergonhar o leão do nosso escudo. Estructura completamente instável onde provavelmente a única pessoa que se manteve desde as eleições até à demissão foi Godinho Lopes. Poderia fazer uma lista imensa das coisas que envergonham o nosso clube. Afinal foram 17 anos do mesmo.

Ontem mudamos. Muitos chamam-lhe mafioso por aí. Mas afinal... O que é o Pinto da Costa? Ou o Luis Filipe?
Não admitindo nada em relação ao Bruno, já que provas disso eu cá só ouvi rumores e li coisas no Correio da Manhã. À parte disso nunca vi nada.

Eu, por exemplo e muito sinceramente, não tenho problema nenhum com o processo de Paulo Pereira Cristovão. Embora ache esquisito e de desconfiar que alguém que já teve na PJ não saber fazer melhor as coisas, era um senhor que mantinha as coisas na ordem (digo as coisas, leia-se jogadores). Acho que o pior que fez o Godinho foi manda-lo embora!

Já basta é de meninos de bem a roubarem ao clube. Prefiro que roubem PELO clube!
Vá, vá, prefiro que não roubem de todo. Mas se tiver que escolher uma das duas, que era o que realmente se passava estas eleições, prefiro a segunda.

Não duvido também que o Couceiro ficou aliviado de não ganhar. Aquele que era a terceira opção de Ricciardi, sabia bem onde é que se estava a meter, e não parecia demasiado entusiasmado com isso.
Alguém me disse ontem que não estava nada confiante nestes candidatos e que não queria que ganhasse, no fundo, nenhum. Que era melhor o Figo.

E eu pergunto-me: "Então mas esta gente bate bem da cabeça? Não era suposto tentarmos acabar com o tacho?"
Luis Figo, aka PESETERO, vinha para o Sporting e, claro, dava "visibilidade" ao clube. "Estatuto" dizem eles.
O que é que se faz quando tens uma casa toda podre, cheia de buracos e maldições? Tapas os buracos da maneira mais barata, pões tudo muito bonitinho, tiras umas boas fotografias talvez até com um efeito Instagram, arranjas uma boa publicidade, e os que vierem cá comprar que se arranjem. Parece-me óbvio....

Portanto, e a meu ver, os sócios fizeram a escolha certa. É um tiro no escuro, é. Mas prefiro um tiro no escuro que continuar pelo mesmo labirinto sem fim, que já conhecemos de cor, mas nunca encontramos a saída.

Agora é tempo de união e citando José Couceiro "já temos demasiados inimigos vindos de fora", não precisamos disso aí dentro.

Acredito que ontem se tenha acabado o tacho. Acredito que ontem foi a mudança. E acredito que a partir de agora vai ser diferente, sem querer ser especialmente bom. Tal como disse Jorge Sampaio (já se nota a idade, mas falou muito bem), teremos de ter paciencia. Subir a escada devagar, degrau a degrau, e não começar a sacar lenços brancos à minima. Temos de saber estar calados, porque como se viu na reportagem, quando não estamos calados, às vezes também fazemos porcaria (falo do Mourinho).

Somos Sporting, e apesar de ter levado uma grande desilusão naquilo que nos orgulhamos mais (dos adeptos diferentes), continuo a achar que somos capazes de ultrapassar isto, todos juntos, unidos, e com muito trabalho.

Quiseram tirarnos o nosso ópio. E é orgulhosamente que digo que os sportinguistas não deixaram.






Queria também agradecer especialmente ao Movimento Dar Rumo ao Sporting que tornou tudo isto possível!


Obrigada!