quinta-feira, 16 de maio de 2013

Amor com amor se paga :)


Caríssimos leitores benfiquistas, já viram o que fizeram? Tanto comentário agressivo em anónimo que me senti obrigada a combater a vossa cobardia e acabar com os anonimatos. Agora querem comentar, comentem com o vosso nome. Peço também que acabem com a ordinarice, já que eu tento com tanto esforço e dedicação manter as boas palavras nos meus textos, e quem me conhece sabe que me é um pouco complicado.

Um dia hão de perceber que o meu problema não é o Benfica. Aliás, ontem confesso que gostei muito de ver o Benfica jogar, paparam o Chelsea e a verdade é que não merecia perder, e em nenhum momento achei que isso aconteceria. O Benfica não merecia perder, já os benfiquistas sim. E quanto mais vierem refilar comigo e sejam ordinários, mais escreverei e direi mal de vocês.

Há vários tipos de lampião e curiosamente não gosto de nenhum (tirando o  meu pai e o meu irmão que apesar de lampiões estarão sempre no meu coração).  Ontem num restaurante aqui em Espanha deu para ver os tipos que havia, e estava lá o que eu menos gosto.

O lampião de finais. Aquele que sai à rua quando o Benfica chega a uma final, ou quando no fim do campeonato pode vir a ganhar o titulo. Ontem descobri que tinha bastantes mais amigos benfiquistas do que aquilo que eu sabia, e como? Porque o Facebook fez questão de se encher de fotografias de perfil com o símbolo, etc, etc. Mas o pior deste tipo de benfiquista nem é isso. O pior deste tipo de benfiquista é que vê os jogos como se vivesse intensamente, gritando e refilando mundo, batendo com a mão na mesa de maneira muito frustrada, quando na verdade nem sabe quem é o Cardozo.

A lampiã de finais. Pior que um lampião de finais, só mesmo uma lampiã de finais. Gritam como umas galinhas a terem orgasmos e dizem que é fora de jogo, e mão, e falta para encarnado, até quando na imagem está um plano detalhe da bola e não se vê mais nada. Mas pronto, lá terão razão algum dia, então continuam a gritar durante todo o jogo a ver quando é que acertam. Tornam-se bastante irritantes, devo dizer.

O lampião agressivo, o lampião do povo. Aquele que bate na mulher só porque o grande benfica perdeu e ela cometeu o erro crasso de não lhe trazer a jola mal entrou em casa. Este considero que seja o tipo de lampião com quem tive o prazer de andar. Pronto, vá que acusação gravíssima, blablabla. Mas acho mesmo que só não me levantava a mão porque destruir a minha preciosa cara era crime. Já a sua nova namorada pode não vir a ter tanta sorte, já que Deus já desfigurou tudo o que havia para desfigurar ali. Ok, sou má.

O lampião com vergonha. Ao meu lado no restaurante estava uma mesa bastante activa a ver o jogo. Vestido com a camisola do benfica, parecia um adepto como o que falarei no próximo ponto. Cheio de orgulho e emoção pelo seu clube. Minuto 90 +2 acabou por se revelar um benfiquista como os que eu menos aprecio. Os que quando o benfica perde, nem sabem que clube é esse. Tirou logo a camisola, antes se quer da oportunidade final do benfica que levou os lampiões na sala ao desespero. Odeio esse tipo de adepto. Quer seja do benfica, do Sporting, do que seja. Odeio. E fiz questão de o dizer a um tom de voz suficientemente alto para ele ouvir.

O lampião fiel. O único que sou capaz de admirar e aturar minimamente. Nuno Almeida é, para mim, um dos poucos lampiões que conheço que seja realmente benfiquista fiel. O benfica perde e pronto, o benfica ganha e pronto. Em nenhum momento o seu amor pelo clube é posto em causa, nem quando o benfica joga bem ou mal, esteja em primeiro ou em ultimo. É o benfiquista que ontem a primeira coisa que fez não foi refilar connosco, lagartinhos, que demos asas a nossa imaginação para poder brincar, mas sim pôs um estado de apoio à equipa. Ontem havia poucos, aliás, acho que só houve um que bateu uma meia palma quando eles subiram para receber as medalhas. O que me dá pena, porque na realidade o Benfica merecia ganhar.

Sim, eu não desgosto do futebol do Benfica. Não gosto é dos benfiquistas que ontem pediam apoio de todos por ser uma equipa portuguesa, quando de português tem pouco, mas que se ganhassem claro que não se iriam esquecer de nos vir esfregar na cara. Também não gosto dos benfiquistas que agora se fazem de vitimas e em 2005 tiveram tanto prazer em gozar connosco por perdermos a final em casa. 




terça-feira, 14 de maio de 2013

Sporting... Oh jesus...


Pronto, já chega de benfica e vamos lá falar do que realmente nos importa aqui: Sporting Clube de Portugal.

Eu não sou católica. Não sou, não acredito na igreja, não percebo muito bem quem acredita, embora respeite e até já tenha sido aluna de um colégio católico. Mas este ano rezei mais que nunca. Rezei, e gritei por Deus, e tudo e mais alguma coisa, mais que nada porque não estava a acreditar no que estava a acontecer.

A meio da pré-epoca percebi logo que não valia a pena. Pela primeira vez ainda era verão quando disse pela primeira vez “pronto, fica para o ano”.  Pela primeira vez ia ver os jogos só pelo Sporting, e porque a curiosidade mata se não, em vez de ir com a esperança de o ver ganhar. Também é verdade que pela primeira vez perdemos tudo a dia 9 de Novembro, o que fez com que os nossos objectivos ficassem aquém daquilo que merece o nosso grande clube.

Dizem-nos que não devíamos preocupar-nos com os jogos dos outros, e preocupar-nos sim com o não ir à Liga Europa para o próximo ano, mas a verdade é que não merecemos ir a sitio nenhum. Nem esperava chegar ao fim da época e ainda ter essa mínima hipótese.

Foi um ano triste, conturbado. Começamos com Sá Pinto, que apenas gostava de brincar aos treinos e dizer Sporting com muita força e a gritar, o que fez com que os jogadores chegassem mais que gordos ao inicio da época oficial. Aqui estabilidade passa a ser apenas um sonho. Andou o Oceano a fingir que era alguma coisa parecida a um treinador. O coitado não vale definitivamente para o posto mas pronto, era para fazer tempo até se encontrar um decente (ou não foi nesta altura que isto passou? Já nem me lembro bem). Depois de uma paragem de 15 dias ou lá o que foi, na antevéspera de um jogo, o nosso grande Godinho Lopes, decide ir buscar o Vercau-não-sei-quantas. Pronto, esse... nem se sabe bem o que é que andava a fazer. A passear e a ganhar dinheiro. Depois esse também não resultou e o Jesualdo, que tinha chegado ao clube como “treinador manager” (posto que continuo sem compreender), assume as funções de treinador. Depois de muito tempo e Godinho Lopes demite-se e há eleições antecipadas, para não variar. E de aí vem Bruno de Carvalho, o novo presidente. 


Acaba-se a época em 8º (com sorte), dois presidentes, três e meio treinadores, jogadores gordos e sem qualidade, e metade da equipa B a tirar sitio aos da A. 


Pior que tudo é que se acaba com metade da equipa B a subir à titularidade na A, sem renovar contrato portanto serão vendidos com facilidade. Ricky sai, e mesmo que não gostassem nada dele, neste momento não temos alternativas. Rui Patrício também, que pelos vistos foi homenageado no ultimo jogo (eu estava lá e só vi a homenagem ao Ricky mas pronto dizem que existiu). Ofereceram-lhe não sei quantas coisas portanto sinal que sai. Capel também. Rojo sai. Por favor o Joãozinho que saia. Ilori e Bruma com propostas. Jeffren espera-se que baze. Labyad também. E tustos para comprar alguma coisa há zero. Portanto das duas uma: ou vamos ao mercado dos zeros, ou para o próximo ano os jogos do Sporting vão ter de ser obrigatoriamente ao domingo à tarde, porque às 10 da noite mais de metade já vai ter de estar na caminha a beber leitinho prontos para dormir.


Vamos ter uma equipa de jovens, de putos. Vamos ter de ter paciência. Vamos ter de relembrar-nos todos os dias que o Sporting somos nós, e que não podemos desistir dos nossos rapazes. Estamos em recuperação de 17 anos de maus-tratos. De abusos. De mulheres a receberem do clube 25.000€ para andar na brincadeira dentro dos escritórios, if you know what I mean. Um ano de um presidente que diziam que andava a por dinheiro no clube. Pois, a comprar a titulo pessoal o passe dos jogadores por valores patéticos. Anos e anos de presidentes que apenas gozaram com a nossa cara e enganaram e mentiram.


Agora é altura de ter paciência. De esperar que o leão acorde de novo depois de uma doença que o deixou à beira da morte.


O Sporting é a camisola, não são os jogadores. O Sporting é o nosso amor, não o nosso interesse. O Sporting somos nós. 






Benfica campeão ou anti-lampião?


Muitos lampionis acusaram-me de ser incoerente devido as minhas declarações anti-benfiquistas e depois dizer que queria o benfica campeão.

Pois bem aqui está o meu esclarecimento. Não que ache que deva explicações a ninguém, mas porque já ia escrever isto antes de ser acusada de qualquer coisa.

Este foi o meu comentário à acusação na minha página, devido às mensagens a gozar com os benfiquistas logo a seguir ao jogo:

“Pois mandei, e pois festejei. Eu quero que sejam campeões, só não queria que fossem enquanto eu lá estava, e, mais importante que tudo, quero que sofram e muiiiito para o serem.. Quero que o Paços empate com o Porto aos 90 minutos e quero que vocês ganhem ao Moreirense a jogar tão mal que durante o jogo ainda achem que vão perder.
Eu querer que sejam campeões não quer dizer que queira que o tenham de mão beijada, não quer dizer que não goste de vos ver sofrer, não quer dizer que não adoooore a cabeçona de todos os benfiquistas que tive o prazer de ver no sábado depois do jogo. Já andam a reservar o Marques a semanas, e andam a perdoar, a verdade e que nem se quer mereciam ter ganho contra o Porto, agora sofram. Mas sejam campeões.

Esta época muitos benfiquistas desperdiçaram muitas vezes 90 minutos do seu tempo para poderem gozar connosco, e gozaram. E porque? Só para poderem ter esse prazer, porque por ver futebol de certeza que um jogo do Estoril estava mais interessante. Recebi mensagens logo a seguir ao jogo deste fim de semana a gozarem connosco por não irmos a Liga Europa. Agora a vossa cabeça esta do tamanho do mundo, não se queixem por isso me dar algum prazer.

Ps- na verdade, a minha primeira opção tinha sido bomba no estádio do dragão mas ao não ter sido possível.. Lol”

Mesmo assim houve duvidas, que até me dão prazer responder.

Não estou a ser incoerente, não gosto nem do Benfica, nem do Porto. Não quero que nenhum seja campeão, os dois por razões diferentes.

Benfica – Apesar do bom campeonato que fez esta época, este final não está a fazer-lhe justiça. Não jogam bem e perdoam os últimos jogos de uma maneira patética, fazendo os seus adeptos parecerem palermas a reservar o Marquês à semanas. E não, isto não é um comentário anti-lampião, é a verdade. E se tu, benfiquista, dizes o contrario então não sou eu a fanática. Nenhum dos meus últimos comentários que foram interpretados como “anti-benfiquistas” foram, a meu ver, realmente anti-benfiquistas. Apenas disse a verdade. Adorei que perdessem como perderam, adorei a cara de todos os lampiões e repito o que disse no comentário: quero que sofram, e muito. Sim, sofram, mas sejam campeões. Porquê?

Porto – O verdadeiro inimigo do Sporting. Anda a papar-nos vivos à anos, e parece que ninguém se importa. Os jogadores desrespeitam o nosso símbolo por mais uns zerinhos nas contas, e evitam estar calados quando apenas os fazia fazer melhor figura. Portanto, ver o Porto campeão não é algo que me agrade, e menos se o Moutinho, o Liedson e o Izma vão estar lá no meio. Festejei o golo, apenas o segundo, mas não sofri como se fosse o Sporting como alguns dos sportinguistas com quem vi o jogo. 
Estamos a chegar ao ponto de Espanha em que os adeptos do Bilbao, Coruña e coisas assim depois para segundo clube escolhem entre o Barcelona ou o Real Madrid, só para terem mais alegrias ou tristezas. Festejei o segundo golo e depois cheguei a casa e vi o Liedson a festejar e o sorriso na cara que antes só tinha visto a marcar golos por nós. Festejei o segundo golo, porque já não ia estar uma noite inteira fechada em casa a ouvir os festejos de outros na rua. Festejei o segundo golo, e que grande golo.
Quero que o Liedson morra sem ganhar nada, nem um campeonato do berlinde. Quero que coma as palavras dele acompanhadas de batatas-fritas, quero que se desfaça em lagrimas para a próxima semana. Quero que esses três desapareçam da face do planeta o mais rapidamente possível. Não quero que sejam campeões porque desrespeitaram o nosso simbolo. E esse meu odio aos meninos está bastante acima do meu odio ao Benfica.


Não sejam tão sensíveis queridos lampiões. Querer que ganhem o campeonato não quer dizer que queira que ganhem de maneira fácil, não quer dizer que esteja a "torcer" por vocês. Quero que ganhem mal no Moreirense e quero que estejam tão atentos ao relato pela rádio, que festejem o golo do Paços aos 90 minutos como se fosse um do Benfica. Quero que sofram. Tal como gosto de ver os culés a sofrer, e alguns de vocês também. 


Para mim não passa de uma brincadeira, sou má pessoa. Às vezes diverte-me ver os outros a sofrer, especialmente aqueles que durante um ano inteiro gostaram, e ainda gostam, de nos ver sofrer a nós, “lagartos”, e também não tiveram papas na língua a gozarem por não irmos às competições europeias.

E agora, se não estão esclarecidos ou se acham que ainda assim não faz sentido, não tenho nenhum problema em abrir um debate sobre o tema.

Muita m*rda amanhã.

Saudações Leoninas