terça-feira, 3 de setembro de 2013

Olá Bale, adeus 100milhoes

Eu sou uma grande fã de futebol. Como todos vos, adoro estas ultimas horas, cheias de emoção, do mercado de transferencias.

Adoro ver as movimentações, quem vai para onde, quem paga o quê. Mas chega a um ponto que já perde a piada. Bale custa 100 milhões ao Real Madrid? Um clube que neste momento tem 580 MILHÕES de € de divida aos bancos. Bancos esses que trouxeram a crise ao nosso país vizinho e cujos habitantes andam a suportar através do seu trabalho e dos roubos que o governos lhes andam a fazer. Bancos esses que têm mais apoio do estado que as próprias pessoas. Bancos esses que pedem grande parte dos mais de 700milhoes de euros que o estado dedica ao desporto para poder apoiar estas brincadeiras. 100 milhões de euros fantasmas, teoricamente pagos pelo Real Madrid, mas realmente pagos pelas pessoas. 

Eu não gosto de Espanha, e muito menos dos espanhóis em geral, mas isto não é um atentado aos espanhóis, mas sim à sociedade moderna e ao ponto a que chegamos. 

Sempre achei que o dinheiro gasto nos peões do futebol era uma palhaçada, mas agora já ultrapassou todos os limites. Nao gosto desta contratação, embora admita que poderá trazer uma nova emoção à liga espanhola com os dois actuais melhores jogadores (Cristy e Anão) e os dois futuros disputadores de melhores jogadores do mundo (Bale e Neymar), mas já me parece demasiado. 


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Aguentem-se à bomboca

Sensações pos-jogo: pernas todas partidas, costas com uma nódoa negra gigante, tristeza pelo empate, orgulho nas nossas claques e nos nossos jogadores, felicidade pelo bruma ja ter metido os patins por 12milhoes. 

Em meses o nosso presidente deu a volta ao Sporting. Isso ninguém o pode negar. 

Dizem que nós festejamos o empate? Não vi ninguém a festejar o empate. Dizem isso porque acabamos o jogo a cantar mais alto que os lampiões, que apenas os ouvi a cantar quando marcaram o golo? Isso só traz é orgulho. Não há sensação melhor que estar na primeira fila da juve Leo no fim do jogo, olhar para trás e ver filas e filas e filas de pessoas a cantar de braços no ar pelo nosso grande Sporting.
Dizem que foi só martelada? Eu também sai de lá com as pernas feitas num 8, deixem lá de ser meninas e aguentem-se à bomboca. 

Mas todos os comentários ao jogo, já os fiz n'O Cacifo do Paulinho, toca a ir ver!

Mudando de assunto:
Com a venda de bruma e de Ilori, dois jogadores que são apenas promessas, sem provas dadas de nada, Bruno de Carvalho encaixa mais dinheiro do que encaixamos com a venda de Moutinho e Miguel Veloso. 

Bruma e o seu encarregado (de educação, aquele a quem leva as cadernetas da escola quando tem um recadinho porque se portou mal), finalmente podem estar tranquilos. Especialmente o encarregado (de educação) que lá vai encaixar finalmente os seus trocos, aqueles que criaram toda esta telenovela. Eu gozei com o Bruma, até disse que ia escrever um post sobre esta situação toda, mas depois, a verdade, é que perdi a paciência. Um rapazito com 18 anos que começa todas as frases a mencionar o seu gelado preferido, se é que podemos considerar aquilo frases, não merece castigo, quanto muito merece pena. A única coisa que me irritou foi a falta de coerência entre o "epa isto não foi por dinheiro" e "epa eu so quero é jogar" a "epa estar na equipa B não é para mim" e "epa, eu nao sei nada da minha vida ihihihi". Se não era por dinheiro era porquê? Se só querias jogar, então qual é o problema da equipa B? Já para não dizer que o encarregado (de educação) e o advogado não fizeram um muito bom trabalho a partir do momento em que deixam o rapaz vir fazer uma entrevista na televisão. Imagino o trabalhão que devem ter tido os do record a traduzir aquela mega entrevista à uns tempos atras....

Eles refilam, eles chupam, eles pedem, eles encolhem-se e depois crescem outra vez. Eles vêm, eles vão, eles dizem e eles calam... Mas o Sporting, e os verdadeiros sportinguistas ficam aqui, firmes e hirtos como sempre. Não nos deixamos abalar por pequeninas formigas que se acham elefantes, que passam discretamente por aqui, e a quem, na verdade, ninguém liga (ou não devia ligar) nenhuma. Aparecem nas capas das revistas cor-de-rosa desportivas, dão muitas entrevistas, mas hoje em dia já não levam nada.

E é isso que importa. 


A minha fonte de inspiração: Restaurante Claro, em paço D'arcos! Venham visitar que vale meeeesmo a pena!