segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Best of 2013 #3 - Dar Rumo ao Sporting


O Sporting estava mal. Pela primeira vez sentimos que o fim do nosso clube estava próximo, e muitos ficavam de braços cruzados a ver isso acontecer. Outros mostravam a todos que não o iriam permitir. 

Algo tinha de ser feito, e por muito apreço que tenha ao Bruno de Carvalho, acho que não esteve bem nesse momento.

O actual presidente decidiu dar muitas entrevistas em vez de agir realmente contra aquilo que se estava a passar naquele momento, e nas suas entrevistas falava muito, às vezes bem, outras vezes mal. Mas apenas falava. Eu falava muito. Às vezes bem, outras vezes mal. Mas apenas falava. E graças a Deus que apareceram dois sportinguistas que não falavam apenas.

Pegaram nos seus (poucos) recursos e lutaram contra aquilo que poderia ter levado o Sporting à desgraça: uma geração de presidentes que não contribuíam para os interesses do clube.

Neste sentido considero a coragem e a determinação de André Patrão e Miguel Paim o terceiro melhor acontecimento deste ano que está a terminar. Foram eles que mudaram a história do nosso clube, e deveriam ser eternamente recordados como tal.


Saudações Leoninas

Best of 2013 #2 - Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. Nascido a 5 de Fevereiro de 1985, teve em 2013 o melhor ano da sua carreira.

Quando no ano passado todos achavam que, com a idade dele, começaria no declínio da sua carreira e da sua qualidade física e futebolística, Cristy surpreende-nos a todos com um ano espetacular, em que cada jogo que faz, é descrito como uma partida mítica,  fantástica, e merecedora do Balon d’Or.

Claro que nunca receberá o premio, o que seria Leo Messi não ganhar, mas é de conhecimento publico o quanto o merece neste momento. Pela primeira vez, até os fãs do argentino se rendem ao português, os jornais espanhois mostram o seu apoio, admitem os seus erros passados de crucificação em praça publica, e dizem que Cristiano é de ouro.

Melhor momento do homem foi, claramente, o querer ver o Sporting campeão. Qual golos impressionantes qual quê, logo quando já toda a gente pensava que no momento em que abria a boca não saía nada de jeito, eis se não quando nos surpreende a todos com a melhor declaração sua de sempre.

Porque ver o Cristy jogar dá prazer a qualquer admirador de futebol, fica aqui eleito como a segunda melhor existência deste ano, e todas as suas partidas incluídas nela.


Até o Carrillo jogou bem

Este ano somos Sporting outra vez.

 Perdi, provavelmente, uma das melhores noites em casa dos últimos tempos. Sporting – Belenenses com 37.000 pessoas e um 3-0 bem ganho. Não que os 3-0 seja algo surpreendente. Este ano já somos aqueles adeptos mal habituados que nem festejam o primeiro porque ainda vêm mais dois ou três. Coisa pouca.


O penalty é penalty. Eu que não sou grande fã destes programas desportivos dos canais informativos, ontem tinha o Contragolpe ligado enquanto ia fazendo a minha vida, e o Pedro Henriques explicou que em caso de falta fora das quatro linhas, se tinha de marcar na zona imediatamente dentro. É penalty, e não estamos a ser “beneficiados”, como agora os nossos rivais começam a parecer conhecer o conceito, mas só em relação ao Sporting Clube de Portugal.

 O Sporting está a jogar bonito. Está a jogar à campeão, e é de longe a equipa que, neste momento, mais merece sê-lo. Talvez, depois desta época de transferências assustadora que se aproxima, comece a perder qualidade devido às prováveis vendas que fará, mas nessa altura talvez voltaremos a pensar nisso.

Entretanto somos o melhor ataque, a melhor defesa, a melhor equipa, o melhor guarda-redes, o melhor avançado, o melhor medio, os melhores defesas, o melhor treinador, o melhor presidente. Numa noite em que até o Carrillo jogou bem, em que tivemos direito a 3 golos de portugueses, 3 golos da nossa formação, o Sporting afirmou que o seu primeiro lugar não foi pura sorte. Não vacilamos sobre pressão, e podemos ser campeões de Natal, mas somos uns grandes campeões de Natal.

 Por aqui, continuaremos a sonhar com os festejos no final do ano.


 ps- o que dá pena é que o Carrillo joga bem e a reacção dele é ir para o Main apanhar uma grande narsa... (Claro que não podia dizer bem, sem dizer mal)