quarta-feira, 19 de março de 2014

Politiquices à parte

Não vou falar de politiquices à volta de futebol. Hoje não falo de fruta, nem de Bruno, nem de pintinho. Hoje falo de William, de Dier, de Rojo, de Adrien, de André Martin, Capel e de Slimani. 

William, o rei da noite. Aquele que aos 20 minutos ja se dizia "vá coitados, já chega William". Somos uma equipa sim, e decidimos, depois de tantas facadas, desistir de ter heróis. Somos uma equipa, e não queremos estrelas. Mas este não é uma estrela. É um deus do futebol. Será um prazer vê-lo em campo com o Cristiano, a mexer-se no campo com quem se passeia ao final da tarde pela praia. William não sua, porque William não se esforça. É pura e simplesmente assim. Um rei em campo e um senhor quando de lá sai. Todos esperamos que não saia este ano, pois no momento em que o hino da champions soar de novo em Alvalade queremos vê-lo a entrar em campo. Imaginem só... Que sonho...

Dier, o maior do banco. Não é titular, pois Maurício roubava-lhe o lugar... Até ao domingo passado. Um jogão. Merece a titularidade, e Leonardo Jardim tem agora um "problema" entre mãos. Contrariamente aos vários treinadores do ano passado, cuja dúvida era qual era o menos mau, este ano para certas posições é qual é o melhor. Que bem que sabe ter esta dúvida. 

Rojo, que entrega cada vez mais o seu corpo e alma ao Sporting. Cada vez mais enquadrado e mais inteligente (coisa que no ano passado duvidava bastante que houvesse dentro daquela cabeça) Rojo prova a cada jogo que passa que é um óptimo jogador. 

Adrien continuo a dizer que está em ácidos. Não percebo como é que se tem uma mudança destas. Às vezes erra, como todos, às vezes abusa nas brincadeiras de fintinhas e jogar bonito, mas ele e William oferecem-nos um meio campo de ouro. E se dizem que Adrien não seria nada sem William, pois o Sporting não seria nada sem a vontade e a qualidade de Adrien. 

André Martins. O jogador que causa a polêmica do golo. Esta fora de jogo, embora haja imagens que mostram que não está, mas não foi apitado e o que interessa é o resultado no fim do jogo. Cada vez mais apagado, este jogador parece ter vindo a descer de qualidade, e embora goste dele, às vezes irrita-me. Esteve bem fora e não foi só no momento do golo.

Slimani é o marcador, aquele que concretizou realmente o momento que fez Alvalade vir a baixo. Antes do jogo deu-me medo que entrasse a titular. Se as coisas não tivessem a correr bem, se entrássemos mal do jogo, pôr Montero, infelizmente, já não faz diferença. Quando as coisas estão a correr mal, e Slimani entra, as coisas passam a correr bem. Tinha medo. Medo de acontecer algo e não haver reacção possível, nem substituição que fizesse um "shake things up". Mas Slimani entrou bem, o Sporting entrou bem, controlamos e tivemos sorte com algumas à barra. 

Capel, há quanto tempo é que não aguentavas 90minutos???

E agora aquele que, como adepta de futebol gostei, como Sportinguista odiei. Quaresma. Durante o jogo insultei-o, claro, como todos os que lá estavam. Se soubesse assobiar, assobiava, portanto peço sempre ao do lado para assobiar por mim. Mas realmente o rapaz às vezes surpreende para caraças. O que raio foi aquela jogada, terminada numa letra, que graças a Deus acabou na trave?? Se desse em golo, ia odiar o momento em que um ex-jogador do Sporting constrói a jogada que nos faria sofrer, mas a verdade é que era um golão.

Pois é, foi um grande jogo. Não via Alvalade tão feliz à tanto tempo. E digo Alvalade porque ali somos todos Alvalade, somos um. Somos um por eles. Cantámos mais alto, gritámos mais alto, saltámos mais alto. Desta vez os "dragões" não cuspiram fogo, desta vez até vergonha tiveram de meter o REC, desta vez ouviu-se o nosso rugido e desta vez matamos as "saudades" que tantos tinham do Sporting Grande. Aqui estamos nós. Grandes e a acreditar naquilo que é a maior reviravolta de todos os tempos na história do nosso clube. Se calhar ja não somos o não-mas-sim-mas-não-digam-a-ninguém-candidatos-ao-título, mas para o ano o hino da champions vai tocar em Alvalade, e só isso já nos deixa orgulhosos... e mais do que felizes. 

domingo, 16 de março de 2014

Desabafo escrito pos-jogo

Escrevo isto acabada de chegar a casa, mesmo que apenas seja publicado depois. Hoje dormi duas horas, trabalhei 6, vim a casa e fui para o estádio. 90 minutos na curva sul, a saltar, a levar com um gordo (ao dito gordo uma especial saudação leonina) em cima, gritei, bati palmas e cantei. Celebrei antes, durante e depois, não a vitória do Sporting, mas o ser Sportinguista. No momento do golo, senti a minha nova cicatriz a sofrer, mas não conseguia parar de sorrir. Finalmente. Finalmente contra um grande temos o resultado que merecemos. Finalmente o Sporting mostra o que vale e volta aos bons jogos. Finalmente ganhamos aos porcos. Finalmente. Agora chego a casa e excitação e felicidade passou tanto ou tão pouco que nem consigo dormir.

Num dia como hoje sabe bem ser do Sporting. E eu bem sei que não devíamos ter ídolos, pois já levamos muitas facadas nos últimos anos, mas eu quero uma estátua ao William ja. Não daqui a uns anos. Ja. 

Ainda quero ver o jogo outra vez amanhã, para poder comentar melhor e voltar aos meus posts normais, mas precisava de desabafar.