sexta-feira, 6 de junho de 2014

a pior. altura. do. ano.

Ai (suspiro), esta altura do ano, esta sem competições de futebol, é horrível. Esta altura do ano em que todos os jogadores se andam a "passear" de um lado para o outro porque estão todos apontados a todos os clubes por todos os milhões que os jornais decidirem inventar. Esta altura do ano em que como não há noticias desportivas, os respectivos jornais desportivos decidem inventa-las.

Odeio esta altura do ano. Esta altura do ano em que as politiquices vêm todas ao de cima, onde se fala demasiado da parte estrutural e financeira dos clubes. Aquela em que não há jogos para ver, mas, como é ano de mundial, há demasiadas reportagens sobre o que é que os jogadores comem, e onde é que fazem as suas necessidades.

Odeio esta altura do ano, porque nada do que se passa no futebol nestes dias me interessa minimamente. Não me interessam as contas do clube, não me interessa as bocas irónicas do Bruno de Carvalho, nem as reacções dos palermas dos outros presidentes de clubes. Não me interessa quem vai para onde, só me interessa quem fica. Porque eu tenho confiança no meu presidente, embora muitas vezes me falte um pouco a paciência. 

Eu gosto do futebol puro e do futebol verdadeiro. Dos 22 palermas a correr atrás de uma bola, especialmente se 11 desses palermas andarem com camisolas verde e brancas vestidas. Gosto de trivelas, de fintas, de chapelinhos, de ponta pés de bicicleta, de cuequinhas, de cantinhos do Morais, de 5-3, de finais europeias que parecem decididas até ao minuto 93. Gosto de reviravolta, de gritar golo, de um tremoço e uma imperial, num café com amigos todos a olhar para a televisão, ou gosto de ir ao estádio e ir para lá 3 horas antes conviver.


Não me peçam para me pronunciar sobre os negócios, as auditorias, o que quer que seja. Não me interessa falar sobre isso. Gosto de futebol, puro futebol, e para a semana voltaremos, finalmente, a poder falar de futebol.